Relatório de Atividades e Conta de Gerência - 2018

[extrato da introdução do relatório]

Exª Sr.ª Presidente da Assembleia
Exmºs Srs. (as) Deputados (as)

O Relatório de Atividades e Conta de Gerência é um documento de prestação de contas que tem por objetivo disponibilizar informação de carácter geral, económico e financeiro desta entidade a um conjunto alargado de destinatários e utilizadores dessa informação.
Através dos mapas, diagramas e demais indicadores de análise apresentados procura-se espelhar aquela que foi a atividade desenvolvida pelo executivo na afetação de valor ao domínio público de uma forma geral e aos Campanhenses em particular, devidamente emoldurada no quadro de competências das Autarquias Locais.

Este Relatório, que procuramos apresentar de uma forma simples, sintética e espero que objetiva é referente ao 1º ano de um mandato que pretenderemos sempre, que seja claro e vá ao encontro daquilo que foi a promessa feita aos eleitores - “SERIEDADE E OBJETIVIDADE”- e também em sintonia com o que foram as Opções do Plano e Orçamento para 2018.
Nestes documentos de prestação de contas fica bem evidenciado que cumprimos com o que estava definido nas opções do plano e orçamento para 2018 mantendo sempre o foco na resolução dos problemas das pessoas e na melhoria da qualidade de vida dos nossos habitantes.
Julgamos, por isso, não ter defraudado os Campanhenses porque entendemos que tudo fizemos para resolver determinados problemas e influenciar aqueles cuja resolução depende de entidades terceiras como aliás temos feito eco disso nos relatórios trimestrais de 2018 onde é retratada toda a atividade da Junta.

Num concelho e num distrito onde as suas freguesias têm competências muito limitativas chegando até a serem castradoras daquilo que deviam ser as competências de uma Junta quando as compararmos com as Freguesias de Lisboa. Estamos num País, que ao nível das Freguesias, temos claramente dois sistemas e é por isso que a ANAFRE e as Freguesias suas associadas estão à espera de 2021, ano em que o Governo pretende protocolar competências diretas e obrigatórias através do OE, com as Câmaras e Freguesias.

Ainda assim, gostaríamos de sublinhar aqui algumas iniciativas e eventos que já vão fazendo calendário em Campanhã, tais como: CARNAVAL; FESTIVAL DE TEATRO (organização do nosso departamento de Teatro e com a colaboração dos nossos Grupos Cénicos que se vão criando, com especial menção ao Grupo de Teatro Cena Jovem, agora sediado na nossa Freguesia); DIA MUNDIAL DO AMBIENTE; DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE; RUSGAS SANJOANINAS; FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE; SEMANA CULTURAL DE CAMPANHÃ; AS FESTAS PAROQUIAIS DA FREGUESIA; CAMPEONATO INTERASSOCIATIVO DE BILHAR, que envolve uma boa parte do Associativismo de Campanhã e prolonga-se por 36 jornadas, este a cargo do nosso Departamento Desportivo e Juvenil, com a preciosa colaboração do Sr. Hugo Sousa e Pedro Ferreira e de todas as Associações na cedência das suas instalações para que os jogos, semana após semana, se vão disputando na Sede de cada um.

No que respeita à Conta de Gerência, que é o documento forte desta Assembleia, dá para concluir pelos mapas aqui apresentados, que tem havido, por parte deste executivo, uma grande preocupação em fazer uma gestão rigorosa, criteriosa e equilibrada por forma a mantermos o balanceamento entre as receitas e as despesas e assim, termos a nossa situação financeira absolutamente controlada.

Anexos a esta nota introdutória vão os relatórios de todos os Serviços devidamente quantificados e qualificados

Relatório Completo em PDF: "Relatório de Atividades e Conta de Gerência - 2018

“O original, encontra-se arquivado na Junta, estando disponível para consulta, quando para tal solicitado.”