Torneio aberto de Xadrez em Campanhã

O “Etc e Tal Jornal”, em estreita colaboração com o Sport Musas e Benfica (SMB) – “Espaço Musas”, realizará, no próximo dia 1 de julho de 2023, a partir das 14h00, no Centro de Convívio e Cultural das Areias (Campanhã - Porto), um torneio de Xadrez intitulado “Preto no Branco”, o qual terá a supervisão da Associação do Porto da modalidade (AXP).

O Torneio “Preto no Branco” está a aberto a todos os xadrezistas (50 no máximo) de todas as idades e género – federados e não federados – os quais já podem inscrever-se através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 29 de junho, obrigando-se ao pagamento, no local, de uma taxa de €2,00 euros de inscrição (gratuito para sub 16).

Haverá troféus para os 3 primeiros da classificação geral e aos vencedores dos escalões sub-20, sub-14 e sub-10. Haverá ainda prémios de participação e sorteio de prémios (livros de xadrez) nos escalões jovens. De salientar que esta iniciativa terá cobertura jornalística no jornal. Esta será a terceira iniciativa do género a levar a efeito pelo jornal Etc. e Tal, feita em parceria com o Musas e a supervisão da AXP, e conta com o apoio da Ágora e Junta de Freguesia de Campanhã.

 

Abaixo segue o Regulamento do III Torneio Preto no Branco.

 

 

1. Organização e local
O Sport Musas e Benfica conjuntamente com o jornal “Etc e Tal” organizam o III Torneio de Xadrez “Preto no Branco”, no dia 1 de julho de 2023, destinado a jogadores federados e não
federados, de clubes escolares ou outros, de todas as idades.
O torneio terá lugar na cidade do Porto, Centro de Convívio e Cultural das Areias, Rua das Areias, 59, Azevedo, Campanhã, e conta com o apoio da Ágora e da AXP.

https://goo.gl/maps/1JBDCdPhmJKvwDTX9 / [linha STCP 400, a 200m].

2. Sistema de torneio
O torneio realiza-se em sistema suíço de cinco rondas preferencialmente, podendo ajustar-se o sistema conforme o número de participantes.

O ritmo de jogo será de 10 minutos com 3 segundos de incremento.
Para o emparceiramento e classificação usar-se-á o programa Swiss Manager, sendo os critérios de desempate sorteados no fim da última sessão entre: Progressivo, Bucholz e Bucholz sem o pior resultado.
Um jogador será eliminado após 2 faltas de comparência injustificadas ou cuja justificação seja indeferida pela Direção da prova.

3. Direção da prova
A Direção e a Arbitragem do Torneio estarão a cargo de árbitros nomeados pela AXP – Associação de Xadrez do Porto, que poderá nomear árbitros auxiliares.

4. Horário
O horário das rondas será o seguinte:
14:00 – Abertura das portas
14:15 – Receção e confirmação das inscrições;
14:30 – 1ª Ronda;
seguem-se as rondas restantes;
18:30 – Entrega dos prémios.

5. Prémios
No final do torneio, serão distribuídos troféus aos 3 primeiros da classificação geral e aos vencedores dos escalões sub-20, sub-14 e sub-10.
Serão ainda sorteados livros de xadrez entre os participantes jovens.

6. Inscrições
A inscrição é de 2,00 € e o pagamento deverá ser feito na receção dos jogadores, os jogadores sub-16 não pagam inscrição.
As inscrições estão limitadas às 50 primeiras e deverão ser enviadas até às 18:00 horas do dia 29 de junho, indicando o nome completo, a data de nascimento e/ou o escalão e o Elo (se tiver) dos jogadores, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

7. Disposições finais
A inscrição e participação no torneio significam a aceitação do presente regulamento. Tudo o que nele é omisso será resolvido pela Direção e pela Arbitragem da prova, tendo em conta os
regulamentos e as regras da FIDE e da FPX e não havendo recurso das suas decisões.
Para qualquer esclarecimento ou informação adicional contactar pelos meios descritos no ponto 6. Podem ainda ser consultados pormenores adicionais quer no blog do Musas (musas.pegada.net), quer no site do Jornal “Etc e Tal” (etcetaljornal.pt).