A Junta de Freguesia de Campanhã saúda com enorme orgulho a concretização da 13.ª e última etapa da Volta a Portugal em Cicloturismo do Grupo Desportivo dos Ferroviários de Campanhã, concluindo um projeto notável de promoção da bicicleta como modo suave de transporte e de valorização do território nacional.?
Foi no passado dia 6 de dezembro de 2025 que se realizou a 13.ª etapa, ligando Valença a Guifões numa distância de 109 km, em condições meteorológicas particularmente exigentes, com muita chuva e vento, o que torna a façanha ainda mais significativa. Enfrentando estas dificuldades com espírito de sacrifício e entreajuda, os atletas Rui Faria, Álvaro Santos, João Viana, Diogo Faria e Jorge Marçal fizeram-se à estrada e trouxeram a Volta simbolicamente “a casa”, concluindo o percurso no concelho de Matosinhos, tão ligado ao universo ferroviário e ao Grupo Desportivo.?
Uma volta que ligou o país
Esta última etapa encerra um percurso iniciado no início de 2025, que ao longo de várias fases ligou estações ferroviárias de norte a sul e do interior ao litoral, combinando comboio e bicicleta como meios de transporte ecológicos. Entre outras, destacam-se etapas como Elvas–Castelo Branco, Castelo Branco–Vilar Formoso, Vilar Formoso–Pocinho, Pocinho–Bragança, sempre com forte ligação à história ferroviária e ao cicloturismo enquanto forma de conhecer o país de forma sustentável.?
A Junta de Freguesia de Campanhã renova o seu apoio e reconhecimento ao Grupo Desportivo dos Ferroviários de Campanhã e a todos os participantes, felicitando-os pela conclusão desta extraordinária aventura em cicloturismo.
Notícia anterior:
https://www.campanha.net/index.php/noticias-desporto/2553-pocinho-braganca-foi-a-10-etapa-da-volta-a-portugal-em-cicloturismo-do-gdfc