Sexta 4 Agosto | Clarinete e piano na Porto d'Artes

Na próxima sexta-feira, 4 de AgostoDada Radu no piano e Samuel Marques no clarinete dão um espetáculo conjunto na associação cultural Porto d'Artes, na rua Padre António Vieira 76 no Porto, próximo do metro de Campanhã. O concerto tem entrada livre e começa às 22:30.

| Duração aproximada: 50 minutos
| Entrada livre, com donativo livre e consciente para os artistas

| Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/360057177744938

 

 

Repertório para o concerto:

- Première Rhapsodie, C. Debussy

- Sonata para Clarinete e Piano, Op. 167, C. Saint-Saëns
I. Allegretto
II. Allegro animato
III. Lento
IV. Molto allegro

- Tema con variazioni, Jean Françaix 
I. Tema
II. Larghetto Misterioso
III. Presto
IV. Moderato
V. Adagio
VI. Tempo di Valza
VII. Cadenza
VIII. Prestissimo

- Three Preludes, G. Gershwin
I. Allegro ben ritmato e deciso
II. Andante con moto e poco rubato
III. Allegro ben ritmato e deciso

?

Os músicos


Dana Radu
Natural da Roménia, iniciou os seus estudos de música aos 6 anos de idade. Formou-se como solista na Universidade de Música de Bucareste, sob a orientação dos professores Viniciu Moroianu e Viorica Radoi.
Em 1993 obteve o 1o Prémio no Concurso de Música Romena de Bucareste. Recebeu os Prémios Ludmila Popisteanu e Olga Szel de Piano solo no concurso Mihail Jora, em 1997.


Gravou diversos programas para a Rádio e TV de Bucareste e foi convidada a participar em festivais como Martian Negrea, Festival Internacional de Câmara de Brasov, Festival de Música de São José do Rio Preto, Festival de Música de Londrina, Festival Amazonas de Ópera, Festival de Música de Petrópolis e Festival Internacional de Campos do Jordão.
Atuou como solista com a Orquestra Sinfónica de Ploiesti, Orquestra Filarmónica de São Bernardo de Campo e Orquestra Sinfónica de Santos, tendo participado ainda em séries de concertos de música de câmara tais como Solistas da Osesp (Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo) e Uma temática poética do Lied, esta última ministrada pelo violoncelista e professor Peter Dauelsberg e realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo, 2007). Em 2011 apresentou-se com o Quarteto Osesp, na Sala São Paulo.


Em 2012 e 2013 integrou a equipa musical do concurso Pré-Estreia, da TV Cultura. Gravou o CD Por toda minha vida com Ana Valéria Poles e, em 2012, a Missa Orbis Factor de Aylton Escobar, com o coro da Osesp. Com Emmanuele Baldini gravou Sonatas de Camargo Guarnieri, pela editora Bis, e o CD Cage +, em 2013.
Atualmente exerce atividade como pianista da Fundação Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo.

Samuel Marques
Iniciou os seus estudos de Clarinete com Nelson Aguiar (Conservatório de Música de Aveiro), sendo depois aluno de António Saiote (ESMAE – Porto), Stanley Drucker e Pascual Martínez-Forteza (New York University, Nova Iorque, EUA). Nesta última instituição foi Professor Adjunto de Clarinete.
Samuel foi galardoado com vários prémios em concursos em Portugal, Espanha e Estados Unidos, tanto a título individual como com o Trio Densité (flauta, clarinete e piano), do qual é membro fundador. Recentemente há a destacar a distinção como II Joven Artista Iberoamericano e o 2o Prémio no Concurso de Clarinete do 1o Festival de Clarinete do Algarve.

Desde 2010 que Samuel tem sido convidado a colaborar com várias orquestras, ensembles e solistas, como por exemplo a National Repertory Orchestra, Joyce DiDonato (EUA) Orquestra XXI, Academia de Verão do Remix Ensemble Casa da Música, Quarteto Vintage (Portugal), International Mahler Orchestra, Neue Philharmonie München, Internationale Junge Orchesterakademie (Alemanha), National Chamber Orchestra of Armenia (Arménia).
Samuel colabora regularmente como músico convidado com a Orquestra Gulbenkian (Lisboa) e músico efetivo com a Atlantic Coast Orchestra (Esposende). É docente de Clarinete na Academia de Música do Clube de Albergaria (Albergaria- a-Velha), Escola MúsicAmiga (Aveiro), Escola de Música da Banda Vaguense (Vagos) e Escola de Música da Banda de Música de Loureiro (Loureiro, Oliveira de Azeméis).

 
 
2 Anexos