
No dia 26 de junho, realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de Campanhã a assinatura dos protocolos do Fundo de Apoio ao Associativismo 2025 e Orçamento Colaborativo 2025. O evento contou com a presença do presidente da Junta, Paulo Ribeiro, e do nosso jurista Maurício Pinto, bem como representantes das associações beneficiárias.
O Orçamento Colaborativo 2025 é uma iniciativa ampla lançada pela Câmara Municipal do Porto com um investimento de 150 mil euros, convidando associações, coletividades e cidadãos a apresentarem projetos sustentáveis nas áreas do ambiente, economia e coesão social, com valor máximo de 11.000€ por projeto e as candidaturas foram aceites até 10 de fevereiro de 2025 e 22 foram financiadas.
Por outro lado o programa "Apoio ao Associativismo 2025" é outra iniciativa do Município com um orçamento de 120 mil euros para apoiar associações, coletividades e clubes da freguesia em projetos de coesão social, cultura, desporto, juventude e ambiente, com candidaturas que foram entregues até 10 de março de 2025 com 19 delas financiadas.
Esta cerimónia simboliza o reconhecimento do valioso trabalho desenvolvido pelas associações da nossa freguesia e representa o compromisso da Junta de Freguesia de Campanhã em continuar a apostar no tecido associativo local como motor de desenvolvimento comunitário, coesão social e melhoria da qualidade de vida dos nossos habitantes.
