Novo serviço liga rede de transportes públicos por taxi
Categoria: Divulgação

Novo serviço liga rede de transportes públicos por taxi

Para complementar a rede de autocarros a STCP criou um serviço inovador, o +perto, que se iniciou no dia 10 de abril.
É um serviço de transporte a pedido, complementar ao transporte público, para titulares Cartão Porto. Na prática o transporte serã efetuado em táxi, a um preço fixo reduzido, entre pontos predefinidos até uma distância máxima de 2,5 km.
Cada viagem tem um custo de 1 euro por passageiro e poderão ser transportados até 3 passageiros por viagem.
Este serviço vai permitir servir zonas da cidade onde o autocarro não consegue ir ou não tem volume suficiente para exisitir.
 
 

Não há horários fixos

As reservas podem ser efetuadas através da plataforma www.mais-perto.pt ou por telefone, através do número 939 955 263 até 4 horas antes do transporte pretendido.
É um serviço disponível apenas para Titulares Cartão Porto, no início da viagem, o utilizador tem de apresentar o cartão. Indivíduos com idade inferior a 14 anos podem utilizar o serviço, desde que acompanhados por um adulto.
 

Saber mais

Veja mais informações no site da inicitiva, www.mais-perto.pt, que estará em testes durante pelo menos 6 meses.
Para aderir ao cartoa Porto utilize o site https://cartao.porto.pt
 

Campanha de prevenção do afogamento

A DGS alerta que as mortes por afogamento podem ser evitadas com prevenção e aconselha os adultos vigiarem os mais pequenos, a instalar barreiras de acesso às piscinas e reservatórios de água, optar sempre por locais considerados seguros e com vigilância e ter sempre próximo os equipamentos de segurança.
 
A DGS apresenta uma campanha de prevenção do afogamento e alerta: Quer seja em praias, rios, ribeiras, lagoas, tanques, poços ou piscinas, as mortes por afogamento podem ser evitadas sendo a prevenção essencial.
 
Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, disponibilizados em cartazes com informação sistematizada no portal da DGS, no âmbito desta campanha, 372 mil pessoas morrem por afogamento, no mundo, todos os anos.  Indicam ainda que mais de metade das mortes por afogamento ocorre em pessoas com idades abaixo dos 25 anos, sendo aliás uma das dez principais causas de morte no mundo até essa idade, e que no sexo masculino a probabilidade de afogamento é duas vezes superior.
 
Em termos de idades, as taxas mais elevadas de afogamento encontram-se entre as crianças de 1 a 4 anos de idade.
 
No caso das crianças, os principais locais de afogamento são as piscinas (28%), seguidas das praias (22%), tanques e poços (22%) e os rios, ribeiros e lagoas (22%).
 
Os últimos dados da APSI indicam que os afogamentos continuam a ser a segunda causa de morte acidental nas crianças e recorda que os meses de julho e agosto são «os mais críticos».
 

Até aos 24 anos, os afogamentos são a segunda causa de morte a seguir aos acidentes rodoviários

Até aos 24 anos, 80% das mortes por afogamento, são no sexo masculino

80% dos afogamentos de crianças até aos 4 anos de idade, entre 2005 e 2012, ocorreram em piscinas, tanques e poços 1 1 2 2 2 2 2 1 Fonte: World Health Organization Fonte: APSI - Afogamento em crianças e jovens em Portugal, 2013 Até aos 24 anos, 80% das mortes por afogamento, são no sexo masculino.

Fonte:https://www.dgs.pt/ficheiros-de-upload-2013/devs36pc0615factos-nacionais-pdf.aspx