Campanha de prevenção do afogamento

A DGS alerta que as mortes por afogamento podem ser evitadas com prevenção e aconselha os adultos vigiarem os mais pequenos, a instalar barreiras de acesso às piscinas e reservatórios de água, optar sempre por locais considerados seguros e com vigilância e ter sempre próximo os equipamentos de segurança.
 
A DGS apresenta uma campanha de prevenção do afogamento e alerta: Quer seja em praias, rios, ribeiras, lagoas, tanques, poços ou piscinas, as mortes por afogamento podem ser evitadas sendo a prevenção essencial.
 
Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, disponibilizados em cartazes com informação sistematizada no portal da DGS, no âmbito desta campanha, 372 mil pessoas morrem por afogamento, no mundo, todos os anos.  Indicam ainda que mais de metade das mortes por afogamento ocorre em pessoas com idades abaixo dos 25 anos, sendo aliás uma das dez principais causas de morte no mundo até essa idade, e que no sexo masculino a probabilidade de afogamento é duas vezes superior.
 
Em termos de idades, as taxas mais elevadas de afogamento encontram-se entre as crianças de 1 a 4 anos de idade.
 
No caso das crianças, os principais locais de afogamento são as piscinas (28%), seguidas das praias (22%), tanques e poços (22%) e os rios, ribeiros e lagoas (22%).
 
Os últimos dados da APSI indicam que os afogamentos continuam a ser a segunda causa de morte acidental nas crianças e recorda que os meses de julho e agosto são «os mais críticos».
 

Até aos 24 anos, os afogamentos são a segunda causa de morte a seguir aos acidentes rodoviários

Até aos 24 anos, 80% das mortes por afogamento, são no sexo masculino

80% dos afogamentos de crianças até aos 4 anos de idade, entre 2005 e 2012, ocorreram em piscinas, tanques e poços 1 1 2 2 2 2 2 1 Fonte: World Health Organization Fonte: APSI - Afogamento em crianças e jovens em Portugal, 2013 Até aos 24 anos, 80% das mortes por afogamento, são no sexo masculino.

Fonte:https://www.dgs.pt/ficheiros-de-upload-2013/devs36pc0615factos-nacionais-pdf.aspx
 
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

JF Campanhã