Lembrar a luta contra a ditadura na Praça da Corujeira
Categoria: Cultura

Lembrar a luta contra a ditadura na Praça da Corujeira

A freguesia de Campanhã comemora o 25 de Abril com uma instalação na Praça da Corujeira sobre o tema: POR AMOR À LIBERDADE

Uma ideia de Beatriz Sendin – uma artesã da freguesia - que a Junta acolheu com gosto e articulou com a Escola do Cerco numa profícua colaboração. Neste dia 24 de abril vai ser o dia do transporte das peças da escola do cerco para o jardim e a respetiva montagem para o nascimento da instalção. Todos são bem vindos a assistir ao momento que se inicia pelas 8h30 da manhã de hoje!
Nessa parceria e envolvendo diversas turmas de alunos, foram construídas as 10 letras da palavra "democracia" com dois metros de altura e 50 figuras a representar o povo, 50 regadores, 50 cravos, um paquete e um avião.
Refere a artista "Vamos colocar a DEMOCRACIA bem no topo dos plátanos, por respeito e consideração." numa representação símbólica que terá em baixo, na envolvente das árvores, o povo com regadores e cravos.
Nesta atmosfera, são invocados dois feitos notáveis, surpreendentes, espetaculares que ocorreram ambos no ano de 1961, em pleno regime fascista e em condições de forte repressão.
Em janeiro de 1961, o desvio do paquete Santa Maria - a “Operação Dulcineia” - liderada por Henrique Galvão, chamou a atenção do mundo - e a imprensa internacional deu-lhe bastante protagonismo - para a falta de liberdade existente em Portugal e do isolacionismo em que o país vivia. Meses depois, em outubro do mesmo ano, o desvio de um avião da TAP - a “Operação Vago” - liderada por Hermínio da Palma Inácio, sobrevoou Lisboa e outras cidades do sul do país, lançando ao povo panfletos a apelar ao boicote das eleições do dia seguinte, panfletos esses assinados pelo capitão Galvão. Dois homens de grande ousadia e coragem exaltados por amor á liberdade.

"Ter a ideia. Pensar. Planear. Encontrar companheiros. Alertar. Denunciar. Participar." 

São este os apelos desta instalação que pretende apelar nos 50 anos da revolução de 1974 para a reflexão de todos. Hoje vivemos em Democracia, temos liberdade, o que é que realmente nos faz falta? O que é que está mal? O que faria a diferença nas nossas vidas?
Por amor à liberdade! Convidamos todos a ver, participar e intervir!
Podem acompanhar a montagem dia 24 de manhã, num ambiente de festa, música e de trabalho. A instalção ficará até domingo
 

SEMINÁRIO – VIA-ME: VALORES EM AÇÃO

SEMINÁRIO VIA-ME: VALORES EM AÇÃO – INTERCÂMBIO DE MÉTODOS DE TRABALHO
21 de abril 9h30 – 17h30
MIRA FORUM 
Rua de Miraflor, 155, Campanhã, 4300-334 Porto
O projeto VIA-ME dirige-se a quem trabalha em educação, formação profissional, mediação social e cultural, ou a quem lide com jovens e jovens adultos e esteja interessado em conhecer métodos de ensino-aprendizagem inovadores para trabalhar em grupo. 
 
Durante um dia serão apresentados e experienciados quatro métodos diferentes, por meio de oficinas/workshops, através dos quais os participantes poderão conhecer e pôr em prática métodos que potenciam o envolvimento juvenil e o desenvolvimento e aprimoramento das suas competências e capacidades. Os métodos podem também ser aplicados em diversos contextos sociais sempre que seja necessário trabalhar com grupos. 
 
Este seminário encerra o projeto internacional "Values in Action: Methods Exchange", iniciado em 2016, durante o qual quatro organizações de diferentes países europeus compartilharam os seus métodos e abordagens educativas focadas na ativação de jovens e jovens adultos. 
 
Inscrições gratuitas em: 
https://goo.gl/forms/behMRB7FjudprfoE2
 
Outras informações:
Número máximo de participantes: 50 pessoas.
Carga horária total: 8 horas.
Será fornecido certificado de participação emitido pela Universidade do Porto ao abrigo do Programa Erasmus+. Almoço incluído.
Para informações adicionais envie e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Evento Facebook em: https://www.facebook.com/events/2124421951115188/
 
 
SOBRE O VIA-ME
 
"VIA-ME – Values in Action: Methods Exchange” é um projeto internacional com o objetivo de promover métodos inovadores de ensino que ativem com sucesso a juventude e colaborem no desenvolvimento das suas competências e capacidades. O projeto baseou-se em quatro intercâmbios internacionais durante os quais um país anfitrião apresentou, ensinou e partilhou as suas metodologias entre jovens adultos dos quatro países. O projeto foi realizado, ao abrigo do Programa ERASMUS+, em cooperação com as organizações: Atalaya Foundation (Polônia), Ljudska uniwerza Radovljica (Eslovênia), Universidade do Porto (Portugal) e Fundação Látótér (Hungria).
 
Para conhecer mais sobre o VIA-ME, visite o site do projeto em: http://viame.atalaya.pl/
Para acompanhar o desenvolvimento do projeto em Portugal, clique em: https://viamefbaup.wordpress.com/
 
VIA-ME é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+