Dois torneios de xadrez inéditos vão-se realizar em Campanhã

O Sport Musas e Benfica organiza, no domingo, dia 29 de outubro, com início às 14h30, no Auditório de Campanhã, Rua Ferreira dos Santos, 57, Porto, uma inovadora jornada dupla de torneios, com a realização consecutiva do I Torneio de Xadrez Fischer Random 2023 e do I Torneio de Xadrez Bullet Musas 2023.

O Xadrez Fischer Random, também conhecido como Xadrez 960 é uma variante do xadrez convencional onde a posição inicial não é fixa. A posição inicial do xadrez convencional é apenas uma das 960 possíveis.
O torneio de Xadrez Bullet, embora com a presença física dos jogadores concentrados no mesmo local de jogo, será online em dispositivos electrónicos, e disputa-se num ritmo de 2m mais 1s de incremento, com emparceiramento pelo sistema Arena, utilizando a plataforma Lichess.org, com partidas "ranqueadas", sem "Berserk" e sem "sequências de vitória em arena".


I Torneio de Xadrez Fischer Random Musas 2023
Uma posição inicial no Xadrez Fischer Random é válida se conservar alguns princípios:
• Os jogos são finalizados da maneira tradicional por xeque-mate, empate por afogamento ou tempo.
• Os Bispos precisam de estar em cores opostas na posição inicial do tabuleiro.
• O Rei precisa de estar entre as Torres para manter a possibilidade de fazer roque das duas formas possíveis. Isto significa que o Rei precisa estar localizado entre as casas b1 e g1 ou b8 e g8 para as peças pretas. Para fazer o roque, como no xadrez clássico:
• Todas as casas entre o Rei e a Torre devem estar vazias;
• Nem o Rei nem a Torre devem ter deixado sua casa original;
• O Rei não deve estar em cheque no momento do roque ou depois;
• O rei não pode passar nem terminar em uma casa que esteja sob ataque;
• As posições do Rei e da Torre após o roque são exatamente as mesmas do xadrez
clássico.

I Torneio de Xadrez Bullet Musas 2023
Todos os participantes têm que trazer o seu próprio computador ou smartphone para poderem participar. Os equipamentos não podem ser utilizados para outras funções além do jogo durante a duração do torneio.
Além daquela fornecida pela organização, os jogadores poderão usar meios próprios para a ligação internet, se a tiverem e o desejarem.


Inscrições e informações
Estas provas, reservadas a jogadores federados, terão ambas prémios em dinheiro.
A inscrição dá direito a participar num só ou nos dois torneios.
As inscrições e perguntas deve, ser remetidas para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais informação e regulementos completos em:
http://musas.pegada.net/i-torneio-fisher-random-e-i-torneio-bullet/