Lembrar a luta contra a ditadura na Praça da Corujeira
Categoria: Cultura

Lembrar a luta contra a ditadura na Praça da Corujeira

A freguesia de Campanhã comemora o 25 de Abril com uma instalação na Praça da Corujeira sobre o tema: POR AMOR À LIBERDADE

Uma ideia de Beatriz Sendin – uma artesã da freguesia - que a Junta acolheu com gosto e articulou com a Escola do Cerco numa profícua colaboração. Neste dia 24 de abril vai ser o dia do transporte das peças da escola do cerco para o jardim e a respetiva montagem para o nascimento da instalção. Todos são bem vindos a assistir ao momento que se inicia pelas 8h30 da manhã de hoje!
Nessa parceria e envolvendo diversas turmas de alunos, foram construídas as 10 letras da palavra "democracia" com dois metros de altura e 50 figuras a representar o povo, 50 regadores, 50 cravos, um paquete e um avião.
Refere a artista "Vamos colocar a DEMOCRACIA bem no topo dos plátanos, por respeito e consideração." numa representação símbólica que terá em baixo, na envolvente das árvores, o povo com regadores e cravos.
Nesta atmosfera, são invocados dois feitos notáveis, surpreendentes, espetaculares que ocorreram ambos no ano de 1961, em pleno regime fascista e em condições de forte repressão.
Em janeiro de 1961, o desvio do paquete Santa Maria - a “Operação Dulcineia” - liderada por Henrique Galvão, chamou a atenção do mundo - e a imprensa internacional deu-lhe bastante protagonismo - para a falta de liberdade existente em Portugal e do isolacionismo em que o país vivia. Meses depois, em outubro do mesmo ano, o desvio de um avião da TAP - a “Operação Vago” - liderada por Hermínio da Palma Inácio, sobrevoou Lisboa e outras cidades do sul do país, lançando ao povo panfletos a apelar ao boicote das eleições do dia seguinte, panfletos esses assinados pelo capitão Galvão. Dois homens de grande ousadia e coragem exaltados por amor á liberdade.

"Ter a ideia. Pensar. Planear. Encontrar companheiros. Alertar. Denunciar. Participar." 

São este os apelos desta instalação que pretende apelar nos 50 anos da revolução de 1974 para a reflexão de todos. Hoje vivemos em Democracia, temos liberdade, o que é que realmente nos faz falta? O que é que está mal? O que faria a diferença nas nossas vidas?
Por amor à liberdade! Convidamos todos a ver, participar e intervir!
Podem acompanhar a montagem dia 24 de manhã, num ambiente de festa, música e de trabalho. A instalção ficará até domingo
 

Processo Extraordinário de Regularização de Vínculos Precários - Ass. Operacional

Procedimento concursal com caráter urgente para regularização extraordinária de vínculo precário ocupando um posto de trabalho na modalidade de vínculo de emprego público por tempo indeterminado, por deliberação da Junta de Freguesia de Campanhã na sua reunião de, 24 de janeiro de 2018.
 
1- Torna-se público, nos termos dos nºs 1, 2, 4 e 5 do artigo 10º da Lei 112/2017, de 29 de dezembro, se encontra aberto, pelo prazo de dez (10) dias úteis, contados da data de publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público, procedimento concursal comum de caráter urgente para a regularização de vínculo precário, estando um (1) posto de trabalho, previsto e não ocupado no mapa de pessoal desta autarquia, aprovado em assembleia de freguesia de 27.12.2017, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
 

»» Restante Informação no PDF em link ««

 

Formulário de Candidatura - Recrutamento de Pessoal